Logo Agrupamento Escolas

Veja AQUI mais informação sobre Avaliação, Documentos, Manuais e Turmas.

entrada da escola

Actividades para a educação

Praça de formato hexagonal

Escola em Manique

Pelourinho

Escola básica integrada de manique do intendente

Escola Básica Integrada de Manique  do Intendente

A Escola Básica Integrada de Manique do Intendente situa-se na freguesia de Manique do Intendente, concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, distando cerca de 70 km da capital e funciona como escola sede do agrupamento.

A maioria dos alunos que frequentam a escola provém de localidades limítrofes a Manique do Intendente: Alcoentre, Tagarro, Quebradas, Arrifana, Vila Nova de S. Pedro, Maçussa, Casais de Além, Vale de Judeus, Casais da Caneira e Casais das Boiças.

O corpo docente é constituído por 32 professores. O Quadro da Escola está preenchido, havendo, no entanto, alguns professores em regime de destacamento.

O corpo não docente é constituído por 4 funcionários administrativos e 12 auxiliares de Acção Educativa.

Existe Associação de Pais e Encarregados de Educação desde 1989, mas não existe Associação de Estudantes.

A Escola

A escola é constituída por um edifício central onde funcionam no primeiro andar dez salas de aula (2º e 3º ciclos). Existem ainda salas específicas para determinadas disciplinas: Educação Musical, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Visual e Tecnológica e Ciências. Há uma arrecadação de audiovisuais e o gabinete onde funciona o Serviço Escolar de Apoio Educativo. Neste piso encontra-se um Bar/Sala de Convívio de alunos, um refeitório e cozinha, uma papelaria/reprografia, uma sala destinada à associação de estudantes, um auditório, o gabinete do Pessoal Auxiliar, uma sala do Pessoal da Cozinha e sanitários.

No rés-do-chão localizam-se os seguintes espaços: quatro salas de aula destinadas ao 1º ciclo, uma sala Polivalente do 1º ciclo, sala de apoio às actividades de Expressão Plástica do 1º ciclo, sala de TIC, BE/CRE, gabinete do Conselho Executivo, sala de Professores, gabinete de Directores de Turma, Secretaria, Tesouraria, sanitários e uma arrecadação. A escola dispõe ainda de um elevador.

Existe ainda no exterior do edifício central um espaço reservado aos balneários e ao gabinete dos professores de Educação Física.

Os espaços verdes existentes dentro do pátio escolar têm vindo a ser recuperados, uma vez que ficaram bastante danificados pelas obras de recuperação e de ampliação. Dentro do pátio da escola existem ainda bebedouros, mesas e bancos de pedra e de madeira (estes últimos recuperados pelos alunos).

As nossas Actividades e Currículo

Na escola E B I Manique do Intendente temos várias Actividades para a educação de todas as crianças e jovens.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS:

• 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo
  • Actividades Curriculares 1º Ciclo
  • Actividades Extra-Curriculares
  • AEC`s
  • Agrupamento de Escolas
  • Biblioteca Escolar
  • Clube de Rádio
  • Ensino Especial
  • Orientação Escolar
  • Programa Eco-Escolas
  • Projectos Educativos
  • Protecção e Prestação de Socorros

Entre outros serviços.

Manique - Vila Milenária

Manique do Intendente, vila milenária, sita no Concelho da Azambuja, outrora denominada “Alcoentrinho”, foi oferecida pela Rainha D. Maria I a Diogo Inácio de Pina Manique, aquando do seu casamento.

Nesta localidade, iniciou Pina Manique a construção de um solar, mais conhecido por “Palácio”, o qual, infelizmente, ficou por concluir.

Mandou também o Intendente construir o “Palácio da Câmara” (actualmente ocupado pela GNR), pois pretendia fazer desta vila a sede do concelho.

O dito Palácio, encima uma praça de formato hexagonal, com pelourinho ao centro, à qual vêm desembocar ruas com os nomes de vários Imperadores romanos: Sertório, Trajano, César, etc.

A população local, actualmente desfalcada devido ao fluxo emigratório, principalmente para França e Suiça, dedica-se essencialmente à agricultura, com especial relevo para a vinha e o tomate.

Nos últimos anos, foi implantada nesta localidade a cultura de flores e eucaliptos, em estufas, por alguns emigrantes regressados de França.

Entre a população feminina, há um número apreciável que se dedica ao fabrico de tapetes de “Arraiolos”.

Na freguesia, há também um artesão que fabrica pequenas peças em madeira.

A indústria é escassa e é o pequeno comércio que assume maior importância na vida da população local, bem como os mercados mensais, não só em localidades próximas, mas também na própria vila.

A localidade possui um Posto de Saúde (onde a população é assistida por dois médicos e um enfermeiro), uma Farmácia e um posto da Cruz Vermelha (onde trabalham um médico de clínica geral e um cardiologista). Periodicamente, recebe a visita de um dentista. Regista-se ainda a existência de um posto dos CTT e de uma Casa do Povo.

A população em idade escolar é servida pela Escola do 1.º CEB e pela Escola 2+3.

A Junta de Freguesia proporciona a frequência de aulas de natação, assegurando o transporte das crianças, mediante o pagamento de uma módica quantia.

A Associação Desportiva e Cultural, que promovia a prática o futebol infantil (feminino e masculino), encontra-se actualmente fechada por falta de elementos que assumam a direcção.